SITESEMG EXIGE MAIS RESPEITO POR PARTE DE ENTIDADES SINDICAIS NAS NEGOCIAÇÕES
Como resultado das negociações conduzidas pela direção do SITESEMG, a maioria das entidades sindicais tem concedido o reajuste salarial – boa parte delas com aumento real de salários – além da garantia da manutenção de direitos e conquistas já previstos em acordos celebrados em anos anteriores.
Apesar destas conquistas, o SITESEMG deixa aqui registrado seu protesto contra a postura descabida de algumas entidades sindicais, que se recusaram a negociar diretamente com a representação dos trabalhadores, “terceirizando” a responsabilidade para a respectiva assessoria jurídica, cabendo aos próprios advogados, portanto, até mesmo tarefas como a resposta a ofícios das negociações. Na sua maioria, são entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadores do serviço público.
“São atitudes reprováveis e desrespeitosas que em nada contribuem para a maturidade necessária das relações de trabalho, especialmente quanto a assuntos importantes como é o caso das negociações que envolvem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, pontua o presidente do SITESEMG, Edvaldo Eusébio Benício. “Esperamos que as direções destas entidades possam rever estas posturas, pois a diretoria do SITESEMG sempre se pautou pelo diálogo com os empregadores na construção de um acordo que atenda aos anseios da categoria e da entidade sindical. Os trabalhadores e trabalhadoras das entidades sindicais querem ser tratados com respeito e valorizados e, por isso, pedem o fim da terceirização das discussões das pautas. É preciso haver mais respeito para com os trabalhadores e trabalhadoras legitimamente representados pelo SITESEMG.