SITESEMG – Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado de Minas Gerais | Filiado a Fites


sábado, 27/01/24

24 de janeiro: Dia Nacional do Aposentado



SITESEMG reafirma compromisso de lutar por uma sociedade que respeite e valorize os aposentados.

Para o SITESEMG, o Dia Nacional do Aposentado, em 24 de janeiro, é bem mais que uma simples data no calendário. Trata-se de um momento para reconhecer as batalhas travadas, comemorar as vitórias alcançadas e apontar os inúmeros desafios que os aposentados brasileiros ainda enfrentam diariamente.

Ao relembrar essa data, o SITESEMG tem a oportunidade de refletir sobre a importância de honrar aqueles que dedicaram anos de trabalho, esforço e dedicação ao desenvolvimento de nossa sociedade.

Na avaliação da diretoria do SITESEMG, são milhares de homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras que contribuíram para o crescimento do país e que, merecidamente, chegaram ao momento de desfrutar de uma merecida aposentadoria. Porém, sabe-se que a realidade não é bem essa.

Para os milhões de trabalhadores e trabalhadoras que não se aposentaram ainda, a aposentadoria no Brasil se tornou um sonho distante, bem mais difícil de ser realizado.

Isto porque, na verdade, houve um verdadeiro desmonte da aposentadoria, tendo em vista as novas regras implantadas pela reforma da Previdência, a partir da publicação da Emenda Constitucional nº 103, no Diário Oficial da União, em 13 de novembro de 2019. Com isso, o cenário se tornou mais complexo, e muitos segurados agora têm dúvidas acerca dos critérios de concessão de benefícios.

Antes, era possível se aposentar pelo tempo de contribuição do INSS (35 anos, homem, e 30 anos, mulher), independentemente da idade. Agora, após a mudança, é preciso se enquadrar nos quesitos mínimos: homens com 65 anos de idade e, pelo menos, 20 anos de contribuição; e mulheres com 62 anos e, no mínimo, 15 anos de recolhimento.

MUITAS BATALHAS CONTINUAM NA ORDEM DO DIA

Somam-se a isso questões como a luta pela garantia de uma renda digna, o acesso a serviços de saúde de qualidade e o combate à discriminação etária que muitos deles precisam enfrentar e que continuam na ordem do dia.

No entanto, apesar de todos os obstáculos, os aposentados brasileiros seguem demonstrando uma força e uma resiliência admiráveis. Muitos deles continuam ativos, compartilhando sua sabedoria, experiência e contribuindo, de inúmeras maneiras, para a comunidade. As conquistas e histórias de superação, bem como a inspiração e determinação que eles ainda mantêm devem ser celebradas e reconhecidas.

Nesse sentido, para o SITESEMG, é importante que, como sociedade, estejamos conscientes das necessidades e dos direitos dos aposentados e aposentadas, apoiando iniciativas que visem melhorar sua qualidade de vida, promover sua inclusão e garantir que desfrutem de um período de descanso merecido e digno.

Por isso, esta data é também um momento para o SITESEMG reafirmar seu compromisso de trabalhar pela construção de uma sociedade que reconheça, valorize e respeite nossos aposentados e aposentadas.

SAIBA MAIS

A data em que é celebrada o Dia Nacional dos Aposentados foi estabelecida em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

Atualmente, o principal sistema brasileiro de aposentadoria é o RGPS (Regime Geral de Previdência Social), que tem como gestor o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), base no Decreto nº 99.350 de 27 de junho de 1990, após a fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).




Voltar

Últimas notícias

ver mais

terça-feira, 09/04/24
SITESEMG agora está no Instagram!
Siga nosso perfil @sitesemg.

terça-feira, 06/02/24
Recesso de Carnaval
Recesso nos dias 12, 13 e 14/02/2024.

quarta-feira, 20/12/23
Recesso de Final de Ano
Confira o funcionamento da sede durante o período de fim de ano.

segunda-feira, 04/12/23
SITESEMG convoca trabalhadores/as para Assembleia de Previsão Orçamentária
Terça-feira, dia 12/12/2023, na sede do sindicato.

segunda-feira, 27/11/23
Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2023
SITESEMG estará presente na Celebração aos 71 anos da ratificada Convenção nº 98 da ...

quarta-feira, 01/11/23
Recesso feriado dia de Finados
Recesso nos dias 02 e 03/11/2023.

terça-feira, 10/10/23
Recesso feriado de Nossa Senhora Aparecida
Recesso nos dias 12 e 13/10/2023.

sexta-feira, 06/10/23
Diretoria do SITESEMG se reuniu com a Diretoria dos Metalúrgicos de BH/Contagem para tratar de assédio moral
Diretoria reconheceu a existência da prática de assédio moral dentro do sindicato.

quinta-feira, 05/10/23
Trabalhadores e Trabalhadoras do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem fazem mobilização contra assédio moral na Entidade
Trabalhadores cobram da diretoria da entidade providências sobre a denúncia.