SITESEMG – Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado de Minas Gerais | Filiado a Fites


terça-feira, 01/11/22

A vitória de Lula reacende a esperança de dias melhores para a classe trabalhadora



Após um embate acirrado e com pouco mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República pela terceira vez, um feito inédito no país. A vitória se confirmou com uma margem de mais de 2 milhões de votos de frente em relação ao outro candidato, primeiro presidente que não conseguiu se reeleger na história do Brasil.

Em seu discurso de posse, ciente do enorme desafio que se coloca à frente, Lula pregou a união nacional e pediu a ajuda de todos os segmentos da sociedade para governar.

“Convido a cada brasileiro e cada brasileira, independentemente de que candidato votou nesta eleição, mais do que nunca, vamos juntos pelo Brasil, olhando mais para aquilo que nos une que para nossas diferenças”, ressaltou. E prosseguiu: “Sei da magnitude da missão que a história me reservou e sei que não poderei cumpri-la sozinho. Vou precisar de todos os partidos políticos, trabalhadores, empresários, parlamentares, governadores, prefeitos, gente de todas as religiões, brasileiros e brasileiras que sonham com um Brasil mais desenvolvido, mais justo e mais fraterno”, ressaltou.

Para a direção do SITESEMG, a vitória de Lula é o reencontro com aqueles que defendem a democracia brasileira, que tanto esteve ameaçada durante estas eleições. Basta lembrar da disseminação de fake news, das condutas de assédio eleitoral que se espalharam pelo país, o desrespeito a instituições como o Tribunal Superior Eleitoral e a pregação da violência e do ódio como “práticas” políticas, com as perpetradas pelo candidato derrotado, candidato sabidamente considerado com ideias alinhadas à extrema-direita.

Mais que isso, ao retornar para um terceiro mandato depois de passar 12 anos ausente do poder, Lula é aquele que melhor reúne condições para governar para o coletivo do país, e não apenas para grupos específicos. Lula sempre foi um defensor árduo da classe trabalhadora brasileira, pois, como sabido, é oriundo desta, o que fez questão de reiterar em seu discurso, ao dizer que a única razão para ele voltar a ser presidente é “melhorar a vida do povo brasileiro. ”

Em outras palavras, isso significa recuperar os direitos que foram retirados da classe trabalhadora nos últimos anos, a defesa da justiça social, o legítimo direito da livre organização do movimento sindical e de todos os movimentos sociais e da democracia, com participação social.

Representa ainda o respeito e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, das mulheres, das minorias, da diversidade, da luta pelo fim da miséria e da fome e do desenvolvimento sustentável com distribuição de renda.

Esta foi uma das mais importantes e difíceis eleições do Brasil. Agora, o novo governo enfrentará um congresso hostil, um contexto econômico ainda incerto e um país cuja população está dividida e violenta. Não será uma tarefa fácil, mas a vitória de Lula, sem dúvida, reacende as esperanças de dias melhores para todos os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país.




Voltar

Últimas notícias

ver mais

terça-feira, 09/04/24
SITESEMG agora está no Instagram!
Siga nosso perfil @sitesemg.

terça-feira, 06/02/24
Recesso de Carnaval
Recesso nos dias 12, 13 e 14/02/2024.

sábado, 27/01/24
24 de janeiro: Dia Nacional do Aposentado
SITESEMG reafirma compromisso de lutar por uma sociedade que respeite e valorize os aposentados.

quarta-feira, 20/12/23
Recesso de Final de Ano
Confira o funcionamento da sede durante o período de fim de ano.

segunda-feira, 04/12/23
SITESEMG convoca trabalhadores/as para Assembleia de Previsão Orçamentária
Terça-feira, dia 12/12/2023, na sede do sindicato.

segunda-feira, 27/11/23
Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2023
SITESEMG estará presente na Celebração aos 71 anos da ratificada Convenção nº 98 da ...

quarta-feira, 01/11/23
Recesso feriado dia de Finados
Recesso nos dias 02 e 03/11/2023.

terça-feira, 10/10/23
Recesso feriado de Nossa Senhora Aparecida
Recesso nos dias 12 e 13/10/2023.

sexta-feira, 06/10/23
Diretoria do SITESEMG se reuniu com a Diretoria dos Metalúrgicos de BH/Contagem para tratar de assédio moral
Diretoria reconheceu a existência da prática de assédio moral dentro do sindicato.