Diante de não avanço nas negociações, trabalhadores do Sind-REDE reafirmam posição e convocam nova assembleia com indicativo de greve
Em Assembleia Geral dos trabalhadores do Sind-REDE/BH, realizada no dia 02 de dezembro de 2025, foi apresentada ao conjunto dos trabalhadores a resposta da diretoria do Sind-REDE/BH à pauta de reivindicação aprovada na assembleia geral do dia 13/11/2025.
Os trabalhadores rechaçaram a tentativa da diretoria de apresentar o anuênio, direito conquistado pela luta e garantido no ACT, para negar o reajuste com ganho real reivindicado pela categoria. Os trabalhadores reafirmaram que o anuênio é um instrumento de valorização da carreira, cujo objetivo é a redução da rotatividade e premiação pelo tempo de serviço e dedicação ao trabalho no Sind-REDE/BH. Dessa forma, o anuênio não pode ser tratado como um substitutivo da valorização por ganho real no salário base. Inclusive, essa postura da diretoria em relação ao anuênio foi considerada uma atitude antissindical pelos trabalhadores.
Mesmo considerando o estudo da possibilidade de redução da jornada de trabalho sem redução de salários positiva, a categoria rechaçou a contraposição de qualquer ganho real à realização deste estudo. A redução da jornada é uma pauta histórica, que tem sido abraçada por diversos movimentos nacionalmente, tanto por trabalhadores celetistas como dos serviços públicos. Inclusive, essa tem sido uma das principais pautas reivindicadas pelo próprio Sind-REDE/BH.
O estudo é um avanço importante, mas a sua realização não é garantia de implementação. Por isso, não faz qualquer sentido usá-lo como subterfúgio para negar a valorização salarial dos trabalhadores. Outro ponto importante, é que a diretoria do Sind-REDE/BH afirma que a redução da jornada “em si acarretará maior gasto do sindicato com folha de pessoal”, porém não é isso que indica a maior parte dos estudos sobre redução da jornada, que apontam para manutenção ou até mesmo melhoria na produtividade. Não é possível avaliar impactos financeiros da redução da jornada sem que o estudo seja realizado. Além disso, sem valorização salarial, a redução da jornada servirá apenas para que os trabalhadores busquem novas formas de renda em seu tempo livre, o que impacta diretamente em sua saúde e disposição ao trabalho.
Diante da falta de avanços concretos nas negociações, os trabalhadores deliberaram, por unanimidade, em manter as mesmas propostas aprovadas na penúltima assembleia. Também decidiu, por unanimidade, convocar a próxima Assembleia com indicativo de greve, onde os trabalhadores vão definir as próximas ações do movimento.
Propostas aprovadas por unanimidade na assembleia geral dos trabalhadores do Sind-REDE em 13/11/2025
- Índice apresentado + 2,9% de ganho real;
- 50 reais de Vale Alimentação;
- 1.000 (mil) reais de abono ou 13º no ticket (o mesmo valor que recebemos)
Solicitamos uma reunião de negociação entre as duas partes o mais rápido possível para avançarmos na campanha salarial.
Diretoria Colegiada do Sitesemg