Aumento dos casos de covid-19 é alerta para reforçar cuidados
SITESEMG recomenda que Entidades Sindicais continuem a manter as medidas protetivas nos ambientes de trabalho.
A direção do SITESEMG está atenta às informações acerca do crescimento do número de casos de Covid-19 e novas variantes em Belo Horizonte. Segundo boletim epidemiológico da Prefeitura de BH, divulgado no último dia 22, a capital mineira registrava 82,7 casos da doença a cada 100 mil habitantes – este é um dos indicadores utilizados pelas autoridades para monitorar a pandemia. Apesar de não termos os dados de todos os municípios de Minas Gerais, solicitamos que os diretores das entidades sindicais sigam o mesmo procedimento.
Ao mesmo tempo, também cresceu a procura por novos testes – os resultados positivos têm seguido a mesma tendência de crescimento.
De acordo com o infectologista Estevão Urbano, o crescimento dos números da doença está relacionado a dois principais fatores: ao surgimento da subvariante do ômicron, a BQ.1, e à flexibilização das medidas de segurança.
Em que pese o fato do cenário atual estar bem distante da gravidade do que ocorreu em 2020 e 2021, desde já, diante dos novos números, a direção do SITESEMG reforça a necessidade imediata de que os trabalhadores e trabalhadoras das entidades sindicais mantenham a vacinação em dia e também chama a atenção para as medidas que devem continuar a ser tomadas por parte das direções das Entidades Sindicais.
“É imprescindível que as entidades empregadoras continuem adotando, em seus locais de trabalho, as medidas sanitárias recomendadas”, reforça a diretoria do SITESEMG.
Isso inclui, principalmente, segundo o SITESEMG, a oferta de álcool em gel 70% para a higienização frequente das mãos, a manutenção de um ambiente bem ventilado e, claro, o uso de proteção facial com máscaras, principalmente para a situações em que indivíduos apresentem algum fator de risco para complicações da Covid -19 (idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, além dos imunossuprimidos), trabalhadores e trabalhadoras com sintomas gripais, dentre outras.
O SITESEMG e toda a sua diretoria seguem vigilantes no que diz respeito ao cuidado e respeito à vida e à dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras em entidades sindicais, princípios que norteiam nossa conduta na condição de dirigentes sindicais.
Reforçamos ainda o que o Ministério da Saúde já recomentou como medidas de proteção, tais como o distanciamento, o uso de máscaras, higienização das mãos e ambientes e o isolamento de casos suspeitos e confirmados, bem como a quarentena de quem teve contato com contaminados.