A vitória de Lula reacende a esperança de dias melhores para a classe trabalhadora
Após um embate acirrado e com pouco mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República pela terceira vez, um feito inédito no país. A vitória se confirmou com uma margem de mais de 2 milhões de votos de frente em relação ao outro candidato, primeiro presidente que não conseguiu se reeleger na história do Brasil.
Em seu discurso de posse, ciente do enorme desafio que se coloca à frente, Lula pregou a união nacional e pediu a ajuda de todos os segmentos da sociedade para governar.
“Convido a cada brasileiro e cada brasileira, independentemente de que candidato votou nesta eleição, mais do que nunca, vamos juntos pelo Brasil, olhando mais para aquilo que nos une que para nossas diferenças”, ressaltou. E prosseguiu: “Sei da magnitude da missão que a história me reservou e sei que não poderei cumpri-la sozinho. Vou precisar de todos os partidos políticos, trabalhadores, empresários, parlamentares, governadores, prefeitos, gente de todas as religiões, brasileiros e brasileiras que sonham com um Brasil mais desenvolvido, mais justo e mais fraterno”, ressaltou.
Para a direção do SITESEMG, a vitória de Lula é o reencontro com aqueles que defendem a democracia brasileira, que tanto esteve ameaçada durante estas eleições. Basta lembrar da disseminação de fake news, das condutas de assédio eleitoral que se espalharam pelo país, o desrespeito a instituições como o Tribunal Superior Eleitoral e a pregação da violência e do ódio como “práticas” políticas, com as perpetradas pelo candidato derrotado, candidato sabidamente considerado com ideias alinhadas à extrema-direita.
Mais que isso, ao retornar para um terceiro mandato depois de passar 12 anos ausente do poder, Lula é aquele que melhor reúne condições para governar para o coletivo do país, e não apenas para grupos específicos. Lula sempre foi um defensor árduo da classe trabalhadora brasileira, pois, como sabido, é oriundo desta, o que fez questão de reiterar em seu discurso, ao dizer que a única razão para ele voltar a ser presidente é “melhorar a vida do povo brasileiro. ”
Em outras palavras, isso significa recuperar os direitos que foram retirados da classe trabalhadora nos últimos anos, a defesa da justiça social, o legítimo direito da livre organização do movimento sindical e de todos os movimentos sociais e da democracia, com participação social.
Representa ainda o respeito e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, das mulheres, das minorias, da diversidade, da luta pelo fim da miséria e da fome e do desenvolvimento sustentável com distribuição de renda.
Esta foi uma das mais importantes e difíceis eleições do Brasil. Agora, o novo governo enfrentará um congresso hostil, um contexto econômico ainda incerto e um país cuja população está dividida e violenta. Não será uma tarefa fácil, mas a vitória de Lula, sem dúvida, reacende as esperanças de dias melhores para todos os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país.