SITESEMG – Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado de Minas Gerais | Filiado a Fites


sexta-feira, 08/03/19

FITES CONVOCA SINDICATÁRIOS ÀS RUAS POR JUSTIÇA E DEMOCRACIA



Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a FITES traz nossas vozes, nosso protesto, nosso canto, nossas bandeiras, nossa irreverência para as ruas. Chegaremos unidas para mostrar, mais uma vez, que este é o nosso lugar e o nosso papel. Afirmar que as mulheres chegam para resistir e não deixar que as aprisionem. Chegam para dizer não à reforma da Previdência, para gritar por justiça por Marielle e para defender a nossa democracia!

Vivemos um momento muito grave de retrocesso político e retirada de direitos. Para as mulheres, essa situação é agravada, pois, além de perder direitos com a reforma trabalhista e com a diminuição dos gastos em políticas públicas de saúde, educação, assistência social, sofremos a opressão do machismo, do racismo, do assédio e da misoginia, que estão arraigados na sociedade.

Nós, mulheres, trabalhamos mais porque acumulamos as tarefas domésticas, os cuidados com os filhos e com os idosos da família. Somos a maioria no trabalho informal e ainda sofremos com as desigualdades salariais, a divisão sexual do trabalho que sobrecarrega nossas vidas, o racismo institucional, a criminalização dos nossos corpos, as altas taxas de violência doméstica e urbana e com o feminicídio. Tudo isso porque somos mulheres e, especialmente quando somos mulheres negras, lésbicas, bissexuais e transexuais.

O assassinato da vereadora Marielle Franco exemplifica muito bem essa realidade. Marielle era negra, lésbica e uma lutadora das causas das mulheres, do povo negro, da população LGBTI e das minorias. Marielle foi silenciada em 14 de março de 2018, mas sua morte não vai nos calar. Ampliaremos nossas vozes e defenderemos o legado de Marielle em defesa dos Direitos Humanos, gritando que não seremos interrompidas!

As vidas das mulheres negras importam! Queremos respostas e justiça para o assassinato de Marielle e que a extrema direita fascista pare de nos matar!

O governo Bolsonaro ignora tudo isso, propaga o fundamentalismo religioso e diz que a luta por direitos e dignidade das mulheres é vitimismo. Mas a nossa luta é resistência!

As mulheres foram unidas às ruas em 2018 dizer que #EleNão nos representa. Neste 8 de março, também estaremos unidas nas ruas para lutar contra a reforma da Previdência e em defesa de uma aposentadoria digna, porque o projeto apresentado e defendido pelo governo Bolsonaro e seus aliados não nos atende. Nós, mulheres, seremos a parcela da população mais atingida por essa reforma, pois teremos que trabalhar e contribuir mais tempo para ter direito à aposentadora, principalmente as agricultoras, trabalhadoras rurais e professoras.

A proposta do governo Bolsonaro desconsidera completamente que as mulheres brasileiras historicamente acumulam múltiplas jornadas de trabalho. Em um mercado de trabalho não igualitário, a reforma da Previdência vem para precarizar ainda mais as nossas condições de trabalho e aposentadoria.

É preciso lutar também pela liberdade democrática, que tem sido cada vez mais atacada e ameaçada. Exemplo desses ataques à democracia é a perseguição, o encarceramento, a propagação de fake news e ameaças promovidas contra lideranças dos movimentos sociais e da esquerda. A vida arbitrária e indevida do ex-presidente Lula é uma demonstração clara desses ataques. Além disso, as perseguições contra Guilherme Boulos, Jean Wyllys e Manuela D’Ávila, bem como o aumento de agressões e assassinatos contra líderes da luta do campo e da cidade, revelam que há uma escalada da violência política no Brasil.

Neste 8 de Março, todas as mulheres bem como a sociedade, precisam se opor a tudo isso. Precisam exigir que as reivindicações sejam ouvidas e reconhecidas para garantir os direitos. Vamos às ruas lutar pela democracia, por uma aposentadoria digna para todas e todos, e por justiça por Marielle.

A FITES convoca todas as mulheres e os homens da base das Entidades Filiadas para se unirem na luta de resistência em defesa da vida, por igualdade, liberdade!

Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais




Voltar

Últimas notícias

ver mais

quarta-feira, 20/11/24
PARTICIPAÇÃO DAS DIRETORAS DO SITESEMG NA SEMANA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
As diretoras do SITESEMG Rogéria Cássia, Michelle Fernandes e Valdicele F. Pereira desempenharam um ...

sexta-feira, 15/11/24
A IMPORTÂNCIA DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL E OS DESAFIOS DA POPULAÇÃO NEGRA AO LONGO DA HISTÓRIA
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um marco fundamental ...

sexta-feira, 15/11/24
ASSEMBLEIA GERAL NO SINDICATO METABASE DE ITABIRA APROVA CONTRAPROPOSTA DA DIRETORIA
Na última quinta-feira, dia 14 de novembro de 2024, o SITESEMG realizou uma assembleia ...

sexta-feira, 15/11/24
SITESEMG APOIA O FIM DA ESCALA 6X1 E CONVOCA OS TRABALHADORES DE ENTIDADES SINDICAIS PARA SOMAR NAS MANIFESTAÇÕES AMANHÃ
BELO HORIZONTE – Praça 7 – 9h DIVINÓPOLISPraça do Santuário – 16h ITUIUTABACalçadão – ...

sexta-feira, 18/10/24
NOTA DE PESAR DO SITESEMG PELO FALECIMENTO DE MARLUCE SEVERINO DE PAULA
Com profundo pesar, lamentamos o falecimento de Marluce Severino de Paula. Por muitos anos ...

sábado, 05/10/24
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
A democracia é fundamental porque assegura a participação dos cidadãos na tomada de decisões ...

terça-feira, 04/06/24
Assédio Moral é Crime, Denuncie
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), assédio se configura, como um conjunto de ...

terça-feira, 21/05/24
Nota de memória em homenagem a Rita de Cássia Calazans
Perdemos uma importante sindicalista, uma lutadora incansável pela justiça social e na defesa dos ...

terça-feira, 30/04/24
1º DE MAIO, DIA DE LUTA DA CLASSE TRABALHADORA
Que este dia seja um momento de união e de reafirmação do nosso compromisso ...