SITESEMG – Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado de Minas Gerais | Filiado a Fites


sexta-feira, 03/09/21

TRABALHADORES DA ESCOLA SETE DE OUTUBRO PEDEM SOCORRO



Há alguns anos, os trabalhadores e trabalhadoras da Escola 7 de Outubro vêm sofrendo com o descaso por parte da direção da entidade, que demonstra insensibilidade ao resolver problemas administrativos que têm se acumulado ao longo do tempo.

Pelo menos desde dezembro de 2020, o SITESEMG tem recebido inúmeras denúncias dando conta do descumprimento de direitos dos trabalhadores/as.  A lista de problemas já ganha contornos de uma verdadeira bola de neve.  Especificamente quanto à questão financeira, eles estão há três anos sem reajuste salarial, além disso, o atraso no pagamento de salários tem sido frequente.

Os porteiros, por exemplo, não têm recebido o auxílio-refeição pelo menos desde maio de 2020, isto é, dois meses depois do início da pandemia do coronavírus, e nem mesmo marmitex, em desrespeito ao que anteriormente era praticado pela própria Escola Sindical, conforme previsto no último Acordo Coletivo de Trabalho.

Os problemas não param por aí. Vários trabalhadores/as estão com dois períodos de férias vencidos e um funcionário sem registro em carteira de trabalho há mais de 2 anos. Além disso, a entidade não tem feito o devido recolhimento do FGTS e nem do percentual relativo ao INSS, que é descontado do trabalhador,  cujo valor não está  sendo repassados ao órgão oficial, no caso a Previdência Social, o que é uma clara ameaça à sobrevivência futura destes trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias.

Portanto, não há qualquer dúvida quanto à condução e administração completamente irregular por parte da atual direção da Escola 7 de Outubro.

Desde que recebeu as primeiras denúncias, a direção do SITESEMG tem insistido para conversar com a coordenação da escola, bem como com as direções nas instâncias estadual e nacional, às quais é subordinada. No entanto,  todas as tentativas de se buscar uma solução por via do diálogo não tiveram êxito, o que, em consequência,  já  gerou um processo judicial em favor dos trabalhadores/as.

 Recentemente, a Escola 7 de Outubro permaneceu 20 dias sem energia elétrica, o que comprometeu  o abastecimento de água na entidade e também colocou em risco a própria segurança dos trabalhadores.

Consideramos ser necessário criar uma grande rede de solidariedade e proteção principalmente para os trabalhadores e trabalhadoras, mas, também, à própria instituição, que agoniza lentamente. Faz-se urgente uma ação mais efetiva para manter vivo esse patrimônio material e imaterial que, ao longo dos anos, a despeito de todos os problemas que enfrenta, tem servido a um importantíssimo projeto de elaboração e troca de conhecimentos sobre o mundo do trabalho urbano e rural.

Saiba mais sobre a Escola Sindical 7 de Outubro

A Escola Sindical 7 de Outubro é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de agosto de 1987 – como parte da rede nacional de formação da CUT – e destinada a criar lideranças sindicais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Seu nome homenageia os operários mortos e feridos na repressão a uma greve dos trabalhadores da Usiminas, no Vale do Aço mineiro, no dia 7 de outubro de 1963, naquele que ficou conhecido como o “Massacre de Ipatinga”, uma das mais tristes páginas de nossa história.

Em quase 35 anos de atividade, a Escola 7 estabeleceu uma rica troca de conhecimentos com universidades e outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior, que reforçaram laços de cooperação solidária, possibilitaram desenvolver potencialidades e reafirmaram um projeto de democratização da sociedade e promoção do desenvolvimento econômico em bases sustentáveis e solidárias.

TRABALHADOR É TRABALHADOR EM QUALQUER LUGAR!




Voltar

Últimas notícias

ver mais

terça-feira, 09/04/24
SITESEMG agora está no Instagram!
Siga nosso perfil @sitesemg.

terça-feira, 06/02/24
Recesso de Carnaval
Recesso nos dias 12, 13 e 14/02/2024.

sábado, 27/01/24
24 de janeiro: Dia Nacional do Aposentado
SITESEMG reafirma compromisso de lutar por uma sociedade que respeite e valorize os aposentados.

quarta-feira, 20/12/23
Recesso de Final de Ano
Confira o funcionamento da sede durante o período de fim de ano.

segunda-feira, 04/12/23
SITESEMG convoca trabalhadores/as para Assembleia de Previsão Orçamentária
Terça-feira, dia 12/12/2023, na sede do sindicato.

segunda-feira, 27/11/23
Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2023
SITESEMG estará presente na Celebração aos 71 anos da ratificada Convenção nº 98 da ...

quarta-feira, 01/11/23
Recesso feriado dia de Finados
Recesso nos dias 02 e 03/11/2023.

terça-feira, 10/10/23
Recesso feriado de Nossa Senhora Aparecida
Recesso nos dias 12 e 13/10/2023.

sexta-feira, 06/10/23
Diretoria do SITESEMG se reuniu com a Diretoria dos Metalúrgicos de BH/Contagem para tratar de assédio moral
Diretoria reconheceu a existência da prática de assédio moral dentro do sindicato.