SITESEMG – Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado de Minas Gerais | Filiado a Fites


quarta-feira, 18/08/21

PARALISAÇÃO NO SINDICATO METASITA



SITESEMG reforça compromisso de firme defesa dos interesses dos trabalhadores da entidade

A direção do SITESEMG está atenta ao desenrolar da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras do Sindicato METASITA, de Timóteo, que, no último dia 9, deflagraram uma paralisação na entidade, em consonância com decisão que tomaram em assembleia. Reafirmamos aqui nosso compromisso de defender, de maneira ferrenha e contundente, os direitos dos trabalhadores do referido sindicato, bem como o livre direito de organização que possuem, sobretudo porque a luta que ora empreendem é justa e legítima.

A greve, como já sabido, é um direito legal previsto na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 9º, como instrumento utilizado pelos trabalhadores para defender seus interesses.

No que diz respeito especificamente a tal paralisação, cumpre esclarecer que o SITESEMG, como legítimo representante dos trabalhadores e trabalhadoras em entidades sindicais, está cumprindo à risca todos os procedimentos legais relativos à greve.

Reforçamos ainda que o SITESEMG tem por prerrogativa direcionar seus comunicados à direção de toda e qualquer entidade, pois esta representa o coletivo. Nesse sentido, é que não encaminha nenhum documento ou quaisquer outros comunicados de forma personalizada, ou seja, em nome de apenas uma pessoa em particular, ainda que esta esteja ocupando um cargo de maior envergadura ou importância no organograma do corpo diretivo. O SITESEMG entende que os debates, conversas, diálogos e negociações devam ocorrer com o conjunto das entidades, quaisquer que sejam estas.

É preciso ressaltar também que o movimento grevista no Sindicato METASITA nasceu de maneira espontânea entre os trabalhadores e trabalhadoras da mencionada entidade sindical e quando o SITESEMG foi acionado, lá chegou para cumprir todas as normativas que dizem respeito a um movimento grevista, como, por exemplo, prestar esclarecimentos sobre a necessidade de elaboração de comunicado sobre “estado de greve”, que deve ser feito com antecedência mínima de 48 horas.

Em que pese o momento político vivido pelo Sindicato METASITA, com divisão interna em sua direção, este é um assunto que cabe ser resolvido exclusivamente pela própria entidade. Neste conflito, o que interessa diretamente ao SITESEMG é tão somente defender os direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras que exercem suas atividades no METASITA, nada para além disso.

Devemos lembrar, no entanto, que o pavio da mobilização só foi aceso agora, culminando com a paralisação na entidade, mas a insatisfação dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente no tocante às reiteradas práticas de assédio moral, já vem de um longo tempo. Havia um acúmulo de indignação, portanto, chegaria um momento em que o caldo entornaria de vez, como de fato ocorreu. Basta lembrar que pelo menos desde 2018 os funcionários e funcionárias do Sindicato METASITA fazem reclamações e denúncias ao SITESEMG, com relatos de agressões verbais e morais de diretores da instituição contra eles. Tudo isso redundou em denúncia feita pelo SITESEMG ao Ministério Público (Coronel Fabriciano) para tratar do assunto.

Assim, o SITESEMG reitera sua firme disposição de estar à frente da luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Sindicato METASITA, em Timóteo, com o único intuito, como já deixou claro aqui, de defender seus direitos e interesses. Qualquer coisa ao contrário disso leva o nome das conhecidas notícias falsas, ou seja, as fake news!




Voltar

Últimas notícias

ver mais

terça-feira, 06/02/24
Recesso de Carnaval
Comunicamos que, em razão das festividades carnavalescas, estaremos em recesso nos dias 12/02/2024 (segunda-feira), ...

sábado, 27/01/24
Dia Nacional Do Aposentado
SITESEMG reafirma compromisso de lutar por uma sociedade que respeite e valorize os aposentados. ...

quarta-feira, 20/12/23
Recesso de Final de Ano
A Diretoria do SITESEMG comunica a todos os seus filiados e parceiros, que a ...

segunda-feira, 04/12/23
SITESEMG Convoca Trabalhadores/as Para Assembleia de Previsão Orçamentaria
Na próxima terça-feira, 12 de dezembro, o Sitesemg fará uma Assembleia Geral Ordinária em ...

segunda-feira, 27/11/23
Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2023
SITESEMG estará presente na Celebração aos 71 anos da ratificada Convenção nº 98 da ...

quarta-feira, 01/11/23
Comunicado Feriado
SITESEMG estará de recesso nos dias 02/11/2023 e 03/11/2023 devido ao feriado do dia ...

terça-feira, 10/10/23
Recesso
SITESEMG estará de recesso nos dias 12/10/2023 e 13/10/2023 devido ao feriado de Nossa ...

sexta-feira, 06/10/23
Diretoria do SITESEMG se reuniu com a Diretoria dos Metalúrgicos de BH/Contagem para tratar de assedio moral
Nessa quinta-feira, 05 de outubro de 2023, o presidente do Sitesemg Edvaldo Euzébio Benício ...

quinta-feira, 05/10/23
Trabalhadores e Trabalhadoras do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, fazem mobilização contra Assedio Moral na Entidade
Na ultima quarta feira dia 04/10/2023, no período de 06:00h as 08h:30min, os trabalhadores ...